Saiba como cuidar de edredons e cobertores
São necessários alguns cuidados no momento da higienização para não danificar as peças
Com o passar do tempo, os edredons e cobertores acumulam bactérias e ácaros, por isso é importante lavá-los periodicamente, principalmente com a chegada do frio, quando são utilizados de forma mais frequente.
No entanto, são necessários alguns cuidados no momento da higienização para não danificar as peças. Pensando nisso, convidamos a personal organizer Flávia Kuchenbecker para compartilhar as principais dicas de como cuidar de edredons e cobertores. Flávia começou a trabalhar com conteúdo de organização pessoal em 2015 e atua principalmente no segmento residencial. Nas redes sociais, acumula mais de 12 mil inscritos em seu canal de Youtube e 120 mil seguidores no Instagram.
Toalhas Atlântica: Existe alguma frequência adequada para lavarmos cobertores e edredons?
Flavia Kuchenbecker: Depende da frequência de uso, mas o recomendado é que seja lavado a cada três ou quatro meses. E se for peça pesada e utilizada somente no inverno, a lavagem pode ser feita umas duas vezes por ano.
T.A.: Como lavar os cobertores e edredons, após ficarem guardados por muito tempo? Alguma dica especial?
F.K.: É bem importante ler as orientações da etiqueta antes de lavar. Algumas peças tem que ser lavadas a seco, com água ou que não podem ser secadas na secadora. É importante também ver a temperatura que está informando na etiqueta para ver até quantos graus suporta a lavagem deste edredom sem danificar as fibras do tecido. E é recomendado também conferir a capacidade da máquina de lavar, para não comprometer o eletrodoméstico.
De forma geral, as máquinas de lavar acima de 10 quilos comportam edredons infantis, solteiros e de casal. Os modelos queen e king size devem ser lavados em máquinas maiores que 15 quilos. Se não tiver uma máquina adequada, o ideal é que essa peça seja lavada na lavanderia.
T.A.: Quais produtos são recomendados na lavagem?
Melhor lavar com sabão líquido para evitar manchas no edredom, e se for usado sabão em pó, recomendo diluir na água antes de colocar na máquina. É indicado também ver na etiqueta se o edredom pode ser lavado com amaciante.
T.A.: Para secar, quais são as recomendações?
F.K.: Para quem mora em casa e tem varal, é bom escolher, de preferência, um dia de sol para lavar as roupas de cama, para não demorar muito para secar. E se tiver secadora, é necessário verificar a capacidade do eletrodoméstico para ver se tem possibilidade de secar sem danificar.
T.A.: Como armazenar no armário após o uso? Alguma dica para otimizar espaço?
F.K.: O ideal é não guardar em sacos de plástico para garantir a circulação de ar. Se for fechar o pacote, é melhor utilizar uma capa que tenha, pelo menos, uma parte de tnt (tecido), permitindo com que o edredom esteja arejado. É importante também conferir se o armário está livre de mofo, poeira, e umidade. Se for preciso, limpe antes de guardar a peça. Outra dica é utilizar embalagens a vácuo para guardar edredons que não são usados durante muito tempo, para otimizar e economizar espaço - mas também precisa abrir para ventilar a peça.